A implantação do Serviço de Atenção à Saúde do Policial (SASP)

Autores

  • Maj PM Roberta Torres dos Santos Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Condições de trabalho, Exames periódicos, Saúde ocupacional, Risco ocupacional

Resumo

Este trabalho pretende demonstrar que uma política de saúde voltada para a prevenção à agravos a saúde podem ser implementada quando há apoio do governo federal e repasse financeiro aos Estados da República Federativa do Brasil. Pretende demonstrar também a importância de uma gestão comprometida com a execução de um convênio federal e sua institucionalização consegue desenvolver e executar um programa na área de saúde de forma permanente. A Diretoria Geral de Saúde (DGS) da Secretaria de Estado de Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (SEPM) em parceria com antiga Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESEG) elaborou as diretrizes em saúde ocupacional do convênio do que posteriormente viria a ser o Serviço de Atenção à Saúde do Policial (SASP) implantado neste estado. Sua institucionalização em 2013, representou uma mudança estratégica para o oferecimento de saúde ao trabalhador. Desta forma, neste trabalho demonstraremos que a realização de exames periódicos preventivos, incluindo diversas especialidades, busca garantir condições de detecção de alterações significativas na condição de bem-estar, intervir precocemente nos quadros clínicos, prevenir doenças e realizar encaminhamentos ao sistema de saúde quando necessário. Reduz-se assim, os riscos de agravamento e custos operacionais relacionados à saúde. Sabemos que as condições de trabalho dos policiais podem influenciar no desempenho de suas funções e que o risco ocupacional a que estes profissionais estão rotineiramente submetidos, em qualquer parte do mundo, é sempre elevado. Delimitaremos, assim, a discussão ao campo da Saúde do Trabalhador, sob o recorte da Saúde Ocupacional.

Biografia do Autor

Maj PM Roberta Torres dos Santos, Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro

Graduação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Pós Graduada em Direitos Humanos pela Universidade de Coimbra (UC), Portugal e Mestre em Ciências Policiais e especialista em Gestão da Segurança no Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna (ISCPSI), Portugal.

Downloads

Publicado

2023-11-08

Como Citar

dos Santos, R. T. . (2023). A implantação do Serviço de Atenção à Saúde do Policial (SASP). Revista Científica Da Escola Superior De Polícia Militar, 1(5), 77–88. Recuperado de https://revistacientifica.pmerj.rj.gov.br/index.php/espm/article/view/73