Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, obrigatoriamente, de acordo com a formatação descrita abaixo em "Normas para Publicação de Trabalhos Científicos".
  • As referências bibliográficas foram conferidas e os links para os documentos, quando disponíveis, foram fornecidos nas referências bibliográficas.
  • O texto possui suas citações descritas no texto de acordo com a ABNT NBR 10520 e está formatado OBRIGATORIAMENTE de acordo com as diretrizes da ABNT e as diretrizes descritas abaixo em "Normas para Publicação de Trabalhos Científicos".
  • O autor aceita e segue os padrões editoriais, requisitos e licenças descritos em Sobre a Revista.
  • É obrigatório criar e descrever, no momento da submissão do artigo, o seu ORCID. Crie o seu em https://orcid.org/.

Artigos Científicos

→ Qualquer encaminhamento à RC-ESPM deverá estar acompanhada da Declaração de Responsabilidade e  Transferência de Direitos Autorais, devidamente assinalados pelos autores (disponível no próprio sistema).

→ Os autores deverão encaminhar, junto com o artigo, arquivo suplementar, contendo: nome completo do (s) autor (es); Instituição pertencente a cada autor; e-mail (s); telefone para contato (disponível somente para os editores); Currículo da Plataforma Lattes; ORCID (se tiver); e um breve resumo profissional e acadêmico de cada autor. Importante destacar que parte de tais informações serão informadas na publicação dos artigos, e somente serão divulgadas a partir da avaliação duplo-cego.

 

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS:

Para a publicação dos Trabalhos Científicos na RC-ESPM, o autor deve possui titulação mínima de Ensino Superior Completo, aceitando artigos escritos no vernáculo, ou em inglês ou espanhol.

É imprescindível atenção à relevância temática, sempre se balizando na área de concentração e linhas de pesquisa. Para tanto, também é importante o ineditismo, ou seja, não ter sido submetido a outras revistas ou publicações científicas.

Deve-se ter adequação às normas ABNT (NBR 10.520/2002; NBR 6034/2004; NBR 14724/2011; NBR 6024/2012; NBR 6027/2012; NBR 6023/2018; NBR 5892/2019; NBR 6028/2021) e às Normas de apresentação tabular do IBGE (1993) [link].

Deve-se evitar a apresentação de gráficos em 3D, salvo se houver a necessidade de representação de tais dimensões. Também, cada gráfico deve possuir título, legendas e escalas no eixo das abscissas e ordenadas; no rodapé, deve haver a fonte que forneceu os dados.

A fonte utilizada para a apresentação do pré-projeto será a Times New Roman ou Arial; com tamanho 12 para texto; tamanho 14 em negrito para títulos; tamanho 10 para citações e notas de rodapé; com cor preta em todo o trabalho; texto justificado; espaçamento de 1,5 no texto; espaçamento de 1,0 para citação longa; e com parágrafo de 1,25.

Serão aceitos para a Revista Científica os seguintes tipos de produções:

→ Artigos Científicos / Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCC), produzidos como requisito parcial para a conclusão de Curso Superior de Polícia Militar (CSPM), Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO), Curso de Formação de Oficiais (CFO) ou equivalentes;

→ Ensaios;

→ Estudos empíricos;

→ Notas técnicas;

→ Relatos de Experiência Profissional ou de Lições Aprendidas;

→ Resumo de Eventos ou de Viagens Técnicas (participação em eventos nas áreas pertinentes às linhas de pesquisa ou relatórios referentes a viagens técnicas).

→ Revisões de Literatura ou Resenhas;

PROCESSO DE AVALIAÇÃO:

Todos os trabalhos remetidos pelos autores, de início, são analisados (desk review) pelos Editores da RC-ESPM. Nesta fase, objetiva-se verificar se há a adequação do trabalho submetido ao escopo da Revista, bem como uma primeira análise à luz da ABNT NBR.

Superada a citada fase, são retiradas dos trabalhos as identificações de autoria ou de organização, e submetidos a 02 (dois) avaliadores (double blind peer review), preferencialmente dois de organizações externas à SEPM, ou ao menos um componente com tal característica.

 A apreciação pormenorizada, quanto à correção ortográfica e formatação à luz da ABNT, será feita após a entrega dos pareceres. Após esta etapa, os Editores encaminharão os resultados por e-mail aos autores. Os resultados poderão ser os seguintes: aceite para publicação; exigência de correções para a publicação; nova submissão; reformulação; ou rejeição.

Por fim, a identificação dos autores e a organização pertencente serão divulgadas quando da publicação da produção científica.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:

Durante o processo de Avaliação, serão utilizados os seguintes critérios:

  1. Adequação aos parâmetros éticos para a pesquisa científica;
  2. Tema relevante, atual, e congruente com as linhas de pesquisa;
  3. Objetivo Geral e objetivos específicos claros e bem definidos;
  4. Revisão de literatura ampla;
  5. Metodologia da pesquisa empregada de forma consistente, correta, e definida de forma clara;
  6. Coleta, análise, processamento, visualização e interpretação adequada dos dados;
  7. Conclusões coerentes, objetivas e claras;
  8. Adequação às normas ABNT e de tabulação do IBGE, bem como às demais dispostas pela RC-ESPM;
  9. Correção gramatical e redação adequadamente elaborada;
  10. A extensão do trabalho submetido deve ter no mínimo 5.000 palavras e no máximo 15.000 palavras.

  

Política de Privacidade

Os endereços de residência ou comerciais e telefones informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.