Sobre a Revista

A Revista Científica da Escola Superior de Polícia Militar (RC-ESPM) publica, semestralmente, no mínimo 06 (seis) produções de colaboradores internos ou externos à Corporação, civis, policiais militares ou militares, e tem como área de concentração as Ciências Policiais.

Sendo assim, tem por escopo ser um repositório de conhecimento da PMERJ ou para a mesma. A Revista tem as seguintes linhas de pesquisa em Ciências Policiais:

1. Política e Gestão de Segurança e Ordem Pública;
  2. Gestão e Organização policial;
  3. Criminalidade, prevenção, e urgência policial;
  4. Educação, cultura, saúde e qualidade de vida do policial.

POLÍTICA DE ACESSO LIVRE

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio da Ciência Aberta (Open Science), movimento mundial que tem por objetivo tornar o conhecimento científico produzido aberto a todos, compartilhado livremente dentro da comunidade científica onde está inserido, e também, por acreditarmos que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público democratiza o acesso à informação.

CUSTO DE SUBMISSÃO DE ARTIGOS

NÃO é cobrada nenhuma taxa para publicação de artigos na RC-ESPM.

CÓDIGO DE ÉTICA

Revista Científica da Escola Superior de Polícia Militar (RC-ESPM) prima pela ética na pesquisa e deontologia científica; por tanto, aplicando os preceitos inerentes a todos os envolvidos no processo de construção deste projeto: autores (aprovados ou não para a publicação da produção científica), equipe editorial, e avaliadores.

1. Diretrizes para os autores:

a. É obrigatória a indicação de coautores da produção científica. Por coautor, entende-se aquele que contribuiu na estrutura da produção científica, na coleta de dados, processamento de dados, e interpretação e análise de dados, assim como na escrituração do texto. Orientadores não são coautores.

b. O plágio é prática veementemente condenada e rejeitada pela Revista Científica da Escola Superior de Polícia Militar. As produções serão submetidas à detecção de similaridade pela Equipe Editorial, usando para tal verificação, software; havendo a constatação de similaridade, os Editores Executivos realizarão uma nova apreciação do caso e- uma vez constatando o plágio – notificarão os autores, fornecendo-lhes a análise probatória e direito de contraditório. Tais procedimentos não desobrigam outras apreciações ao longo do processo editorial, nem responsabilizações administrativas, civis ou penais; uma vez comprovado o óbice, não haverá possibilidade de publicação do trabalho. Para uma melhor compreensão do que se considera plágio, segue acesso à cartilha elaborada pela Comissão de Avaliação de Casos de Autoria do Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense (UFF), com a função de informar e coibir tal prática [link].

c. O trabalho a ser submetida à RC-ESPM deve primar pelo ineditismo e originalidade, ou seja, não ter sido submetida à publicação de outra Revista.

d. A produção científica submetida à RC-ESPM deve ter sido desenvolvida de acordo com os princípios éticos na pesquisa científica, em consonância com os direitos e garantias constitucionais, bem como outros valores acadêmicos e institucionais.

f. Qualquer conflito de interesse (de ordem pessoal, profissional, financeira, política, religiosa, dentre outras) relacionado à produção científica ou processo de submissão deve ser mencionado à Equipe Editorial.

g. Uma vez solicitado pelo avaliador do trabalho científico ou pelos Editores, os dados da pesquisa devem ser fornecidos pelo autor, a fim de se verificar reprodutibilidade da forma expressa na produção científica, bem como congruência com os objetivos, metodologia e resultados encontrados.

h. Caso haja erro na coleta, processamento, análise ou interpretação dos dados, assim como qualquer outros que possam comprometer os resultados da produção científica, os autores devem notificar à Revista Científica da Escola Superior de Polícia Militar e dispor de uma carta de retratação para a comunidade científica.

CREATIVE COMMONS

Esta revista está sob licença Creative Commons CC-BY. A licença permite aos pesquisadores e leitores:

• Compartilhar — copiar e redistribuir este material em qualquer outro meio ou formato.

• Adaptar — transformar, construir e desenvolver utilizando este material.

Sob as seguintes condições determinantes:

• Atribuição — O pesquisador deve dar os créditos apropriados ao criador do material, prover um link para a licença Creative Commons e indicar quais mudanças foram feitas. Você pode fazer isso de qualquer forma razoável, mas não de forma que sugira que o licenciador o endossa ou a utilização do material.