A capacidade e a precisão olfativa dos cães a serviço do homem

Autores

  • Vitor Batista do Valle Secretaria de Estado de Polícia Militar

Palavras-chave:

Cães farejadores, Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, Odorologia, Narcóticos, Precisão

Resumo

O presente artigo tem objetivo de esclarecer os benefícios que cães farejadores trazem para a vida em uma sociedade; sejam em ações de defesa civil, como a localização de vítimas soterradas (por exemplo em escombros, desastres, acidentes, avalanches), de restos mortais, pessoas afogadas e submersas, pessoas perdidas em florestas, grutas e matas; sejam em ações policiais de salvamento de pessoas em situação de refém, neutralização de uma pessoa armada, localização de substâncias ilícitas como entorpecentes, artefatos explosivos, armas de fogo, munições, marginais homiziados em ambientes urbanos e rurais; sejam no campo da geologia na localização de minérios; sejam no campo da medicina na ajuda em diagnósticos precoces de epilepsia, câncer, etc., como veremos ao longo deste artigo.

Biografia do Autor

Vitor Batista do Valle, Secretaria de Estado de Polícia Militar

Mestre (MSc) em Direito, Ciências Criminais e Segurança Interna pela Université Jean Moulin Lyon 3 (França); Mestre (MSc) em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública (Academia de Polícia Militar do Barro Branco PMESP); Diplomado pela École Nationale Supérieure de la Police (França).

Downloads

Publicado

2022-10-04

Como Citar

Valle, V. B. do. (2022). A capacidade e a precisão olfativa dos cães a serviço do homem. Revista Científica Da Escola Superior De Polícia Militar, (4), 47–64. Recuperado de https://revistacientifica.pmerj.rj.gov.br/index.php/espm/article/view/52