Vulnerabilidade Turística

uma análise do fenômeno criminal contra turistas sob a perspectiva Durkheimiana

Autores

  • Maj PM Rodrigo Ciriaco Tjäder Escola Superior de Polícia Militar

Palavras-chave:

Estrangeiro, Turista, Vulnerabilidade, Sociologia, Crime

Resumo

O viajante estrangeiro ou turista se apresenta em determinada sociedade como ser naturalmente vulnerável. A atividade socioeconômica denominada Turismo, que movimenta uma parcela considerável da economia mundial, atrai criminosos e modalidades de crime de toda sorte. Nesse sentido, o objetivo do presente estudo é demonstrar, por meio de estatísticas descritivas, como o fenômeno criminal é potencializado pela vulnerabilidade a que estão sujeitos os estrangeiros e turistas na cidade do Rio de Janeiro.

Biografia do Autor

Maj PM Rodrigo Ciriaco Tjäder, Escola Superior de Polícia Militar

Especialista em Políticas e Gestão de Segurança Pública pela Universidade Estácio de Sá (2015); Graduado no Curso de Formação de Oficiais pela Academia de Polícia Militar D. João VI (2002); Graduado em Direito pelo Centro de Ensino Superior de Valença (2007); Graduado em História pelo Centro de Ensino Superior de Valença (2013); Mestrando em Mestrado em andamento em Sociologia Política pela Universidade Candido Mendes, UCAM.

Downloads

Publicado

2022-04-13

Como Citar

Tjäder, R. C. (2022). Vulnerabilidade Turística: uma análise do fenômeno criminal contra turistas sob a perspectiva Durkheimiana. Revista Científica Da Escola Superior De Polícia Militar, (3), 228–249. Recuperado de https://revistacientifica.pmerj.rj.gov.br/index.php/espm/article/view/46