Entre maçãs, cestos e pomares

padrões de desvio de conduta que ensejam a expulsão do policial militar

Autores

  • Maj PM Rafael Laidens Gurgel Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro
  • Cap PM Diego Teixeira Costa Centro de Criminalística da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro
  • Cap PM Luiz Augusto Vieira de Oliveira Escola Superior de Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Desvios de conduta, Corrupção policial, Corregedoria, Análise criminal

Resumo

Os desvios de conduta que ensejam a exclusão do policial militar devem ser considerados como estratégicos. Pois, além de macular a imagem da corporação e tender à uma possível sistematização, minam a efetividade operacional. O trabalho logrou em descobrir que mais da metade das exclusões são decorrentes de infrações com dano considerado predatório, tendentes à sistematização e interação com demais estruturas públicas e privadas. Foi realizado análise de risco de tais condutas corruptivas, identificando e categorizando as Unidades. Outrossim, foi feito a identificação em rede, apresentando o risco e influência de cada Unidade nas demais, com base no histórico de movimentações do policial excluído; os resultados sugerem que as Unidades tendem à homofilia e as métricas de rede podem ser utilizadas subsidiariamente na avaliação de risco.

Biografia do Autor

Maj PM Rafael Laidens Gurgel, Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro

Bacharel em Direito pela Universidade Veiga de Almeida. Especialista em Direito Administrativo pela Universidade Gama Filho e MBA Executivo em Administração da FGV integrado ao Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais da PMERJ (CAO-QOPM/2021).

Cap PM Diego Teixeira Costa, Centro de Criminalística da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro

Bacharel em Direito pela Universidade Candido Mendes. Especialista em Direito Penal Militar pelo Centro Brasileiro de Estudos e Pesquisas Jurídicas. Especialista em Didática do Ensino Superior pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e MBA Executivo em Administração da FGV integrado ao Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais da PMERJ (CAO-QOPM/2021).

Cap PM Luiz Augusto Vieira de Oliveira, Escola Superior de Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro

Bacharel em Direito pela Universidade Gama Filho. Especialista em Segurança Pública, Cultura e Cidadania pela UFRJ. MBA Executivo em Gerenciamento de Crise pela AVM Faculdades Integradas. MBA Executivo em Administração da FGV integrado ao Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais da PMERJ (CAO-QOPM/2021). Mestre em População, Território e Estatísticas Públicas pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas.                                                                  

Downloads

Publicado

2022-04-13

Como Citar

Laidens Gurgel, R., Teixeira Costa, D., & Vieira de Oliveira, L. A. (2022). Entre maçãs, cestos e pomares: padrões de desvio de conduta que ensejam a expulsão do policial militar. Revista Científica Da Escola Superior De Polícia Militar, (3), 6–47. Recuperado de https://revistacientifica.pmerj.rj.gov.br/index.php/espm/article/view/37